Duplicação da BR-010 Vira Realidade

Duplicação da BR-010 Vira Realidade

A revitalização da BR-010 vai sair do papel. O Deputado Davi Alves Silva Júnior conseguiu, junto ao ministério dos Transportes, a liberação de mais de 150 milhões de reais para as obras de duplicação e adequação da capacidade de segurança da BR-010.

A travessia urbana que corta as cidades de Imperatriz a Davinópolis mudará toda a estrutura logística e econômica do maranhão. “Esse projeto vai mudar definitivamente a face urbana da região”, destacou Davi Alves Silva.

A obra transformará a vida de mais de 600 mil pessoas que transitam pelos municípios do sul do Maranhão. Afinal, serão mais de 13 quilômetros duplicados. O projeto inclui pistas centrais de alta velocidade e marginais de baixa velocidade, com construção de 8 conjuntos de viadutos, alargamento de pontes, ciclovia, além de 6 passarelas.

Além da capacitação de segurança, a duplicação da BR-010 facilitará o escoamento da produção agropecuária da região – a cidade de Imperatriz é famosa pela produção de gado e pelo cultivo de hortifrutigranjeiros. A economia de Imperatriz ganhará um novo impulso com a geração de mais emprego e renda. Segundo Dr. Gerardo, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Maranhão, as obras da BR-010 vão gerar 3.000 empregos, sendo 2.000 diretos e outros 1.000 indiretos.

A BR-010 foi construída na década de 60 e desde então não recebeu os investimentos necessários para acompanhar o crescimento populacional e econômico dos últimos anos. Atualmente, a rodovia apresenta diversos problemas de infraestrutura e é sinônimo de risco constante para as pessoas que transitam pelas vias. Os números apontam que, só no ano de 2009, foram registrados mais de 360 acidentes, sendo 290 pessoas feridas e 29 mortes.

“Com o início das obras da travessia urbana, os acidentes estão com os dias contados”, disparou Davi, ao informar que o número de acidentes deve diminuir em 90%, “principalmente entre as regiões de Imperatriz à Davinópolis”, acrescentou o parlamentar.

Projeto

O Deputado Federal Davi Alves desde que iniciou seu mandato, em 2007, luta pela revitalização da BR-010. “Essa era uma antiga reivindicação do povo de Imperatriz e Davinópolis e também um sonho não realizado pelo meu pai”, lembrou Davi Alves Júnior.

O trabalho incansável do Deputado republicano garantiu, por meio de emenda individual no ano de 2008, a possibilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizar a licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVETEA), no valor de R$ 800 mil. Sem esse estudo seria impossível a obra se concretizar.

No ano seguinte, com o EVETEA pronto, o parlamentar foi informado da necessidade de crédito extraordinário no valor de 1,5 milhão para o início da licitação do projeto básico e executivo da BR-010. O Deputado Davi Alves procurou, após ser informado, o então Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e solicitou a liberação do recurso extra ao orçamento. Nascimento, sensibilizado com o apelo do Deputado republicano autorizou, de imediato, a liberação da verba. “O Deputado Davi tem se caracterizado por ser muito atuante, indo aos ministérios para defender os interesses do Maranhão. O Deputado esteve no Ministério e nós autorizamos a execução do projeto”, salientou Alfredo Nascimento.

Este ano, com o projeto concluído e aprovado o Deputado comemora mais esta vitória. Agora, a obra já está em processo licitatório, última etapa antes das máquinas entrarem em ação.

O superintendente do Dnit ressaltou que isso só é possível graças ao trabalho do Deputado Davi Alves que, além da BR-010, batalha pela construção das travessias urbanas de Açailândia, Itinga, entre outras.

Conteúdo Relacionado:

12 Respostas para “Duplicação da BR-010 Vira Realidade”

  1. alessandro santana 27. Jun, 2010 em 1:36 AM

    valeu junior so vc pra mundar a imagem de imperatriz

  2. valeu junior so vc pra mudar a imagem de davinópolis

  3. Deputado Davi Alves Silva Júnior 05. Jul, 2010 em 3:19 PM

    Imperatriz, Davinópolis e região merecem!
    Obrigado a vocês pela confiança em meu trabalho. Valeu!
    Abraços, Davi Alves Júnior.

  4. carlos bezerra lima 17. Jul, 2010 em 7:04 PM

    dessa vez o maranhão vai mudar eu quero ver o deputado no governo do maranhão voce e a semente que seu pai deixou um abraso

  5. ennio milhomem 22. Jul, 2010 em 9:18 PM

    Parabéns pelo empenho que tem dispensado para com nossa região, esperamos anciosos pelo início da duplicação da BR 010. Um marco no futuro do sul do maranhão.

    PARABÉNS DEPUTADO DAVI ALVES

  6. paulo rodrigues 23. Sep, 2010 em 6:50 PM

    valeu davi junior pelo esforço por imperatriz…agora sim imperatriz não é mais quintal de são luiz

  7. imperatriz agradece por tudo que vc fez,obrigada vc surpriendeu a todos beijos e boa eleiçao

  8. LIDER COMUNITARIA

    PARABENS O BAIRRO DA CAEMA ACREDITA NO SEU TRABALHO E NO SEU EMPENHO POR IMPERATRIZ ACREDITAMOS NA SUA VITORIA PORQUER ESTAMOS COM VOCÉ
    QUE DEUS TE ABENÇOI E NÃO ESQUEÇA DO COMPROMISSO QUE ASSUMIO COM A NOSSA COMUNIDADE

    ABRASOS ELIENE

    ELIENE_XAVIER_NASCIMENTO@HOTMAIL.COM

  9. FICO FELIZ QUE SAIU RESULTADO DO TSE . E VC ASSUMA… CONHEÇO BEM SEU TRABALHO TENHO FAMILIA EM AÇAILANDIA… TENHO AMIGO WILTON – CONHECIDO COMO BAIXINHO QUE AJUDOU BASTANTE VC.. PARABENS PELO SEU BRILHANTE TRABALHO.. SOU SP NA CAMARA FEDERAL… ABRAÇOS FIQUE COM DEUS

  10. Deputado Davi Alves Silva Júnior 18. Nov, 2010 em 11:34 AM

    Pois é amigo,
    Essa obra mudará completamente a estrutura urbana e econômica de Imperatriz!
    Um grande abraço!

  11. Haroldo Coutinho 27. Nov, 2010 em 2:29 PM

    Parabéns Davi Junior, parabéns mesmo!!!!!, mas gostária muito de saber a real concretização do inicio desta maravilhosa obra e a previsão de inauguração?
    Esta grandiosa obra está sendo muito comentada e é só o que ouço a população tecendo elogíos a você.

    Parabéns!

    Haroldo Coutinho

  12. vc sempre vai ser nosso deputado de fe to esperando essa duplicaçao ha muito tempo so assim com vc no plenario vamos ter essa duplicaçao valeu deputado tenho fe em vc

Deixe uma Resposta